segunda-feira, 27 de julho de 2009

Exercícios sobre Pronomes Pessoais com as respostas



Exercícios sobre Pronomes Pessoais
Leia no caderno o emprego dos Pronomes Pessoais e faça o que se pede:
1) Leia as regras 1, 2, 3 e 4 que falam do emprego dos pronomes pessoais retos e oblíquos, após, reescreva as frases abaixo, corrigindo-as, se necessário.
a) Não houve condições para mim resolver os problemas.
R: Não houve condições para eu resolver os problemas.
b) Para eu, resolver estes problemas é coisa simples.
R: Para mim, resolver estes problemas é coisa simples.
c) Ninguém irá sem eu.
R: Ninguém irá sem mim.
d) Ninguém irá sem mim autorizar.
R: Ninguém irá sem eu autorizar.
e) Sem eu, ninguém fechará o negócio.
R: Sem mim, ninguém fechará o negócio.
f) Sem mim dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
R: Sem eu dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
g) Isto é para eu?
R: Isto é para mim?
h) Por eu, podem revelar a verdade.
R: Por mim, podem revelar a verdade.
i) Entre eu e ele não há mais nada a dizer.
R: Entre mim e ele não há mais nada a dizer.
j) Entre ela e eu não há divergências.
R: Entre ela e mim não há divergências.
k) Para eu, é difícil aceitar a proposta.
R: Para mim, é difícil aceitar a proposta.
l) Vou estar consigo amanhã.
R: Vou estar contigo amanhã.
m) Ele fez tudo para mim entrar na faculdade.
R: Ele fez tudo para eu entrar na faculdade.
n) Entre eu e meus colegas não há grandes divergências.
R:Entre mim e meus colegas não há grandes divergências.
o) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
R: Aguarde um instante. Quero falar contigo.
p) É lamentável, mas isso sempre ocorre conosco dois.
R: É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois.
q) O processo está aí para mim examinar.
R: O processo está aí para eu examinar.
r) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.
R: Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre mim e você.



2) Complete as lacunas com os pronomes se, si e consigo:
a) Feriu-___ , quando brincava com o revólver e o virou para ____
b) Ele só cuida de ____ .
c) Quando V. Sª vier, traga __________ a informação pedida.
d) Ele ____ arroga o direito de vetar tais artigos.
e) Peça para ele trazer ______________ o documento que lhe pedi.

3) Reescreva cada uma das frases seguintes, substituindo o termo destacado por um pronome pessoal oblíquo átono:
a) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-nos ao vizinho.
b) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-lhe alguns pacotes.
c) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-na ao pobre homem.
d) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-lhe a verdade.
e) Vão construir uma nova rodovia.
R: Vão construí-la.
f) Refiz o serviço.
R: Refí-lo.
g) Pões o nariz onde não deves.
R: Põe-lo onde não deves.
h) Põe o nariz onde não deves.
R: Põe-no onde não deves.
i) Vou pôr estas caixas ali no canto.
R: Vou pô-las ali no canto.
j) Quero ver meus velhos amigos.
R: Quero vê-los.
k) Leve sua reivindicação aos vereadores.
R: Leve-a aos vereadores.
l) Leve sua reivindicação ao vereadores.
R: Leve-lhes sua reivindicação.
m) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-os ao crítico especializado.
n) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-lhe seus trabalhos.
o) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-o aos turistas.
p) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-lhes o caminho certo.
q) Apresentei as provas no tribunal.
R: Apresentei-as no tribunal.
r) Paguei aos meus credores.
R: Paguei-lhes.
s) Paguei as minhas dívidas.
R: Paguei-as.



4) Reescreva as frases de acordo com o modelo:
Modelo: Trouxeram alguns livros. Eu vou lê-los.
Trouxeram alguns livros para eu ler.
a) Fizeram algumas propostas. Eu vou analisá-las.
R: Fizeram algumas propostas para eu analisar.
b) Enviaram alguns documentos. Eu vou arquivá-los.
R: Enviaram alguns documentos para eu arquivar.
c) Recomendaram alguns procedimentos. Eu vou adotá-los.
R: Recomendaram alguns procedimentos para eu adotá-los.
d) Remeteram algumas peças. Eu vou examiná-las.
R: Remeteram algumas peças para eu examinar.
e) Trouxeram várias fitas de vídeo. Eu vou vê-las.
R: Trouxeram várias fitas de vídeo para eu ver.

5) Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular:
a) Este caderno é para _______ fazer minhas anotações.
b) Conversamos muito e tudo ficou resolvido. Não há mais nada pendente entre ________ e ele.
c) É difícil para _______ aceitar que nenhuma das minhas propostas foi acatada.
d) Quem trouxe isto para ________ ?
e) Não parta sem _________ .
f) Para _________ está claro quem foi o responsável pelo desvio das verbas.
g) Não faça isso sem _______ saber.

6) Leia atentamente as frases seguintes e proponha soluções para os problemas pronominais que apresentam:
a) Querida, gosto muito de si.
R: Querida, gosto muito de ti.
b) Querida, gostaria muito de sair consigo.
R: Querida, gostaria muito de sair contigo.
c) Infelizmente, não posso ir consigo ao cinema.
R: Infelizmente, não posso ir contigo ao cinema.
d) Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de si.
R: Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de ti.

7) Passe para o plural o verbo destacado em cada uma das frases seguintes. Faça todas as modificações necessárias à obtenção de uma frase bem-formada:
a) Nunca me esqueço de que ele não simpatiza comigo.
R: Nunca nos esquecemos de que eles não simpatizam conosco.
b) Não te queixaste de que ninguém se preocupava contigo?
R: Não vos queixastes de que ninguém se preocupava convosco?
c) Não me lembro de que houvesse alguém comigo naquele momento.
R: Não nos lembramos de que houvesse alguém conosco naquele momento.
d) Nunca te recordas das boas coisas que te aconteceram?
R: Nunca vos recordais das boas coisas que vos aconteceram?
e) Não me propus a cuidar melhor de mim mesmo?
R: Não nos propusemos a cuidar melhor de nós mesmos?
f) Lembro-me de que ela gostava de passear comigo.
R: Lembramo-nos de que elas gostavam de passear conosco.
g) Não te lembras de quem estava contigo naquela ocasião?
R: Não vos lembrais de quem estava convosco naquela ocasião?



8) Os pronomes pessoais são muito importantes para a retomada de dados e conceitos ao longo dos textos da língua. No parágrafo seguinte, subtraímos os pronomes pessoais (o, ele, si, se e lo): sua tarefa é completar as frases que o compõem com as formas pronominais apropriadas.
“Levado ao espelho, o brasileiro dá de cara com uma imagem pertubadora – a sua própria identidade em desordem. Certamente por força da crise que há longo tempo ___ invade por todos os lados, _____ vê desmancharem-se diante de _____ conhecidas e reconfortantes fantasias. A realidade atropela as ilusões nacionais, a começar pela matriz de todas elas, a de que Deus é brasileiro. Como um saltimbanco entre um trapézio e outro, o brasileiro parece Ter perdido a confiança na mitologia de suas gostosas qualidades, mas ainda não conseguiu _____ agarrar a uma cadeia de novas crenças, capazes de protegê-____ do abismo.” (Superinteressante)

9) Elimine os termos repetidos, substituindo-os pelos pronomes lo, la, los, las. Faça as alterações necessárias:
a) Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vender as marionetes no centro.
R: Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vendê-las no centro.
b) Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presentear Charles.
R: Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presenteá-lo.
c) Ele não vai perder os brinquedos como fez com os outros brinquedos.
R: Ele não vai perdê-los como fez com os outros brinquedos.
d) O professor acabava a explicação e ele conseguia decorar a explicação na hora.
R: O professor acabava a explicação e ele conseguia decorá-la na hora.

71 comentários:

  1. Oi!
    Gostei muito dos exercícios. Tenho prova de
    gramática amanhã(20/10) e os exercícios me ajudaram muito no estudo.
    Gabriella Canoniga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também tenho prova amanhã e isso me ajudou muito !!!:)

      Excluir
    2. Também tenho prova segunda e está me ajudando muito

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. levar no rabinho

      Excluir
  2. gostaria das respostas do exercício 8

    ResponderExcluir
  3. SOU PROFESSORA DE PORTUGUÊS E SEUS EXERCÍCIOS ME AJUDARAM MUITO. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei vc escreveu seu comemtario no meu aniversario

      Excluir
    2. vai chupá rôla seu fiilho da PUTA

      Excluir
    3. anoônimo mal educado...rola não tem acento,seu burro!

      Excluir
  4. ola!
    algumas perguntas estão sem respostas e achei bem "fraco as perguntas" nao gostei do questionario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não usa idiota...é de graça e ainda reclama!!!!

      Excluir
  5. parbéns!
    gostei muito e passarei os mesmos para os meus 33 filhos adotivos (alunos)rsrsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  6. Ótimos exercícos, mas preciso das respostas dos completes...

    ResponderExcluir
  7. oi Boa Noite, gostaria que você me informasse as marcações dos pronomes do exercício numero 3.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. que porcaria essas merdas de perguntas do caralho seus burros vai estuda de pois ponhe isso na net ai os filho da puta tudo baba ovo do otario que feis isso

    ResponderExcluir
  9. Que atitude ridícula, se quer fazer uma crítica, faça. Mas com respeito! Ninguém aqui é obrigado a escutar esse tipo de coisa. Se não achou o post satisfatório, comente direito ou fique calado!

    ResponderExcluir
  10. legal gostei dos exercicios

    ResponderExcluir
  11. Acho que quem deve ir estudar é vc que postou esse comentário ridículo,sinceramente vc não sabe nada de concordância e muito menos acentuação.Vai estudar vai...

    ResponderExcluir
  12. ola sou paricia as respostas mim ajudaram muito continuem assim mas te algumas sem fazer né xau

    ResponderExcluir
  13. Oi, gostaria de saber qual o caderno que você está se referindo sobre estas atividades.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal, professora. Gostei bastante. Ignore os analfabetos. Continue com seu trabalho que é maravilhoso. Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá Professora
    Seu trabalho tem me ajudado bastante no acompanhamento com meu filho.
    Obrigada pela sua disposição de gastar um pouco de seu tempo em benefício dos outros.
    Que Deus te abençoe!
    Lu

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, professora!
    Ótimo trabalho.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Cadê as respostas da questão numero 5?

    ResponderExcluir
  18. legal suas atividades contimue assim

    ResponderExcluir
  19. auguem quer fazer sexo to com votade quem quiser adicione luisfernandovni@hotmail.com
    so quem tem mais que 10 anos e menos que 14anos

    ResponderExcluir
  20. se ta louco,analfabeto!
    "auguen e votade",vai estudar sua criança!

    ResponderExcluir
  21. eu estou muito satisfeita com os exercícios mas tenho uma dúvida com o exercício nº4 letra c não sei se foi erro de digitação ou a resposta é essa mesmo.Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  22. Aproveitei alguns exercicios para estudar para um teste. obr

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito dos exercícios e aproveitei para resolvê-los com meus alunos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. adorei os exercicios .. nao escute esses babacas q nao sabem o que estao falando... todo tipo de conhecimento é valido!!!! parabens pelo trabalho professora !!! fik com DEUS!!!!

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada! Meu filho fez os exercícios e finalmente aprendeu! Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Ola! muito bom os exercícios! parabéns! tbém gostaria de algumas respostas que não tem! obrigada

    ResponderExcluir
  27. Um anônimo acima acabou de estuprar a nossa língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  28. qi estrupa o protugueis porrra nehuma, tenki fala erradu memo porrra carralho filgo di umah puthah.

    ResponderExcluir
  29. Foi muito útil para mim. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  30. karina alves..
    gostei muito foi muito ultil para mim.. obrigada1

    ResponderExcluir
  31. gostei de muito me ajudou muito ne hum exercício da escola.... muito obrigado..

    ResponderExcluir
  32. bando de burro vai fazer sexo

    ResponderExcluir
  33. aiaiaiiaiaiiaiiaiiaia
    que sexo
    eeaaeaeaa
    ta doeno

    ResponderExcluir
  34. Queria muito as respostas dos exercícios 2.

    ResponderExcluir
  35. muito bom os exercícios.tá de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  36. Está de parabéns esse exercicios me ajudaram bastante para eu fazer minh ultima prova do ano

    ResponderExcluir
  37. isso e uma bosta de exercicio muito ruin ... merda pura

    ResponderExcluir
  38. podiam era as respontas de todos os exercícios e não só de alguns

    ResponderExcluir
  39. perfeito para o estudo de provas muito bom mesmo eu só acho que vcs realmente deveriam grifar as palavras que vcs falam que estão grifadas

    ResponderExcluir
  40. Muito Obrigado tenho Uma prova Sexta e hoje e terça Valeu





    Andrey Arrial Da Rosa

    ResponderExcluir
  41. por que tem respostas?

    ResponderExcluir
  42. bons exercicios, mas onde estao as respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A baixo da Questão está a resposta.

      Excluir
  43. uma dúvidaa!!! Tudo convém a mim.. está certo pq quem convém, convém a alguém... e tbm tudo me convém............ está certo ambas?

    ResponderExcluir
  44. eu gostei muito dos exercicios ta de parabens

    ResponderExcluir
  45. Onde está o gabarito do exercício 5?
    Vc poderia colocar ?
    Grata...

    ResponderExcluir
  46. preciso das respostas gabarito so para ter certeza!

    ResponderExcluir
  47. Muito bom.

    Seria interessante os mesmo terem as respostas explicadas.

    ResponderExcluir
  48. parabéns gostei muito !!!

    ResponderExcluir
  49. Parabéns, gostei muito..

    ResponderExcluir
  50. onde está a resposta do exercicio 2

    ResponderExcluir
  51. onde esta do exercicio 2

    ResponderExcluir
  52. Oii eu não entendi algumas ?
    Thatyelly ..

    ResponderExcluir
  53. Obrigada, me ajudou bastante. abs

    ResponderExcluir